Untitled Document


Uma das principais funções das empresas de gestão de recursos é administrar riscos financeiros de forma ativa. Acreditamos que a boa compreensão do assunto nos permite formular estratégias mais consistentes, nos propiciando maior agilidade, principalmente em ocasiões de forte volatilidade. Para o Modal Asset, a gestão de riscos é de fundamental relevância para manter nossa exposição às perdas de acordo com a política de investimento de cada fundo. Assim sendo, complementamos o trabalho de acompanhamento de alavancagem da carteira realizado pelo administrador, através de análises detalhadas que permitem um monitoramento total das posições dos fundos.


Utilizamos basicamente a combinação de três tipos de controle diferentes: o Value at Risk (VaR), o Expected Shortfall (ES) e o Stress Testing. O VaR sintetiza em um único número a perda máxima potencial que a carteira do fundo pode apresentar em um dia considerado "normal", a partir do histórico dos ativos em uso. O ES nos fornece a perda média que a carteira do fundo pode apresentar em dias de alta volatilidade, quando o resultado supera a perda esperada pelo VaR. Adicionalmente, realizamos testes de stress que buscam sintetizar cenários técnicos, obtidos a partir da volatilidade histórica, do fator de confiança definido internamente e observações empíricas de crises passadas. O objetivo final é avaliar o impacto potencial de fortes oscilações de mercado (ocorridas em momentos especiais e, portanto, não captadas pelo VaR e ES) na cota do fundo.

A Área de Riscos se reporta diretamente à diretoria do Modal Asset, disponibilizando diariamente para a equipe de gestão, antes da abertura dos mercados, um relatório explicitando todos os fatores de risco, apresentando também os cálculos de VaR, ES e Stress Testing. Adicionalmente, discussões mais aprofundadas sobre estes tipos de controle e das posições dos fundos são realizadas periodicamente. Este acompanhamento propicia agilidade e constante evolução do fundamento técnico na tomada das decisões de gestão.